EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: UM OLHAR SOBRE A OBRA PEDAGÓGICA DE DURKHEIM

Autores/as

  • Afonso Welliton de Sousa Nascimento Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA
  • Edinéa Bandeira Ribeiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3248

Resumen

O artigo reflete sobre o pensamento pedagógico de Durkheim.Inicialmente faz uma incursão no contexto da formação da sociedade moderna destacando o caráter utópico da construção do conhecimento humano referenciandose no pensamento filosófico e educacional de Kant e Bacon, como construtores da ilustração científica do iluminismo. A seguir, caminha na influência da dupla revolução europeia, que determinou aspectos importantes no pensamento dos autores subsequentes do Século XIX. Reflete o pensamento de Comte e sua fundamentação teórica às concepções durkheimianas, centrando no caráter evolucionista e positivistade sua filosofia. Por fim, analisa os conceitos do pensamento funcionalista deDurkheim, seus aspectos sociológicos e educacionais e sua influência nas teorias educacionais atuais.Palavras-chave: Modernidade. Iluminismo. Positivismo. Funcionalismo.

Publicado

2014-08-10