REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA: POTENCIALIDADES DO ENTRELAÇAMENTO ENTRE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E PRÁTICA DE ENSINO

Autores/as

  • Rafael da Silva da Cunha Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
  • Cynara Teixeira Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Alessandra Miranda Mendes Soares Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4248

Resumen

Resumo: O presente trabalho visa analisar as contribuições das disciplinas Psicologia da Educação e Prática de Ensino nos cursos de formação docente, especialmente no âmbito da Licenciatura em Computação e Informática (LCI), como também apresentar uma experiência de entrelaçamento destas duas disciplinas, realizada a partir de um projeto de extensão. A escolha da LCI justifica-se pelo fato de ser recente no Brasil e comprometer-se com a qualificação dos futuros professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo educativo. A experiência consistiu na aproximação de licenciandos com a realidade de escolas circunvizinhas à Universidade, com foco nas percepções de como as TICs estão articuladas à prática pedagógica para a posterior elaboração de oficinas pertinentes às demandas institucionais. Através desta experiência vislumbramos práticas pedagógicas capazes de contribuir para o saber-fazer e o aprender a ensinar a partir da ação-reflexão-ação.  Palavras Chave: Formação Docente. Interdisciplinaridade. TICs.

Publicado

2017-03-02

Número

Sección

Dossiê Formação Docente