FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDOS SOBRE OS SABERES DOCENTES E OS PROGRAMAS DE MONITORIA

Autores/as

  • Renato Oliveira de Souza Universidade do Estado do Amapá/UEAP
  • Vitor Sousa Cunha Nery Universidade do Estado do Amapá/UEAP

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4250

Resumen

Resumo: O presente trabalho objetiva realizar um diagnóstico das produções cientifico-acadêmicas, partindo de eixos temáticos como: Saberes Docentes, Monitoria e Formação Docente para o Ensino Superior. Para tanto, sistematizou-se uma pesquisa bibliográfica das produções de teses e dissertações elaboradas no período de 2006 a 2014, de modo a estabelecer o Estado da Arte dessas produções e, assim realizar um balanço das mesmas de acordo com suas dimensões temporais, espaciais e teóricas. O corpo do trabalho se encontra divido em dois capítulos principais; O primeira aborda os aspectos conceituais e formativos dos Saberes Docentes conforme autores renomados na área, em seguida apresenta os aspectos conceituas, históricos e legais da Monitoria acadêmica, aludindo a trajetória e as transformações da monitoria ao longo da história brasileira; o segundo capítulo, apresenta um diagnóstico das produções de teses e dissertações elaboradas no Brasil, seguido da análise das mesmas. Os resultados evidenciaram que há poucas variantes metodológicas e referenciais nas produções, porém apresentam uma grande lacuna na produção trabalhos com a agregação dos referidos temas, pois somente um trabalho apresenta em sua pesquisa os três eixos temáticos. Diante de tudo, conclui-se que são poucas as produções com os temas supracitados, talvez por falta de interesse ou de informação, apontando para o não reconhecimento do potencial formativo docente das atividades de monitoria.  Palavras-chave: Saberes Docentes. Monitoria. Formação Docente. Ensino Superior

Publicado

2017-03-02

Número

Sección

Dossiê Formação Docente