FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE SABERES E PRÁTICAS – UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Jalma Geise Maria Brabo do Prado Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Andréa Tereza Brito Ferreira Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4262

Resumen

Resumo: Este artigo trata da formação de professores e sua relação com as práticas e com os saberes docentes, com base em estudos acerca da formação de professores e do cotidiano. Buscou-se compreender os processos de ancoragem entre conhecimentos advindos de processos de formação e práticas docentes tendo como objeto as práticas pedagógicas e suas relações com os saberes ligados à formação docente. Realizou-se um estudo de caso lançando mão de entrevistas e da observação da prática e do processo formativo de uma professora do ciclo de alfabetização e do seu orientador de estudo, considerando as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC da Rede Municipal de Ensino de Belém. Percebeu-se que os professores, tanto formadores quanto alfabetizadores, têm seu modo singular de “fabricar” suas práticas.Palavras-chave: Formação de Professores.  Práticas docentes. Saberes docentes.

Publicado

2017-03-02

Número

Sección

Dossiê Formação Docente