FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE SABERES E PRÁTICAS – UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4262Resumen
Resumo: Este artigo trata da formação de professores e sua relação com as práticas e com os saberes docentes, com base em estudos acerca da formação de professores e do cotidiano. Buscou-se compreender os processos de ancoragem entre conhecimentos advindos de processos de formação e práticas docentes tendo como objeto as práticas pedagógicas e suas relações com os saberes ligados à formação docente. Realizou-se um estudo de caso lançando mão de entrevistas e da observação da prática e do processo formativo de uma professora do ciclo de alfabetização e do seu orientador de estudo, considerando as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC da Rede Municipal de Ensino de Belém. Percebeu-se que os professores, tanto formadores quanto alfabetizadores, têm seu modo singular de “fabricar” suas práticas.Palavras-chave: Formação de Professores. Práticas docentes. Saberes docentes.Descargas
Publicado
2017-03-02
Número
Sección
Dossiê Formação Docente