A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DO LITORAL NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores/as

  • Karen Cavalcanti Tauceda Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jairo Alfredo Genz Bolter Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • jaqueline Mallmann Haas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jonas José Seminotti Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ronieri dos Santos Fenner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4511

Resumen

A presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional.

Biografía del autor/a

Karen Cavalcanti Tauceda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde – UFRGS. Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Campus Litoral Norte.

Jairo Alfredo Genz Bolter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Campus Litoral Norte

jaqueline Mallmann Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Extensão Rural pela UFSM, Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Campus Litoral Norte.

Jonas José Seminotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Campus Litoral Norte.

Ronieri dos Santos Fenner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde – UFRGS. Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul Campus Litoral Norte

Publicado

2017-06-09

Número

Sección

Dossiê Olhares para o Campo: educação, arte e sociedade