PEDAGOGIA NO CONTEXTO DA POLÍTICA TERRITORIAL: UM ESTUDO DO PROCESSO EDUCATIVO DESENVOLVIDO NO COLEGIADO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL (CODETER) DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO BAIXO TOCANTINS - PA.

Autores/as

  • Sara Correa Dias Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET/BT).
  • Francinei Bentes Tavares Universidade Federal do Pará
  • Miquéias Freitas Calvi Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4513

Resumen

Este estudo trata dos aspectos educativos desenvolvidos no Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) do Baixo Tocantins (BT), com ênfase nas ações participativas engendradas pelas organizações da sociedade civil e do poder público, no âmbito da gestão social das políticas territoriais. A pesquisa teve como objetivo analisar a influência da participação dos movimentos sociais e das instituições públicas e suas contribuições para a organização política dos agentes sociais que atuam no CODETER. Os procedimentos metodológicos envolveram o uso de metodologias de base qualitativa, como entrevistas semiestruturadas, com a aplicação de questionários. A pesquisa permitiu concluir que o Colegiado encontra-se em uma situação de fragilidade no que diz respeito a participação e a gestão social das políticas públicas.Palavras-chave: Colegiado Territorial, Participação, Baixo Tocantins.

Biografía del autor/a

Sara Correa Dias, Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET/BT).

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, no Campus Universitário do Tocantins / Cametá (CUNTINS. Mestranda em Educação e Cultura, na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área da educação, movimentos sociais, administração e gestão escolar, estudos agrários e acordos de pesca.

Francinei Bentes Tavares, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2012) Professor Adjunto I da Universidade Federal do Pará , Brasil.

Miquéias Freitas Calvi, Universidade Federal do Pará

Mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará, Brasil(2009) Professor Titular da Universidade Federal do Pará , Brasil

Publicado

2017-06-09

Número

Sección

Dossiê Olhares para o Campo: educação, arte e sociedade