BATUQUE, ARTE E EDUCAÇÃO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA SÃO PEDRO DOS BOIS

Autores/as

  • Clicia Tatiana Alberto Coelho Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Raimundo Erundino Santos Diniz Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4516

Resumen

Este artigo revela diferentes sentidos educacionais da manifestação sociocultural anunciada como Batuque existente na comunidade quilombola São Pedro dos Bois, localizada no Estado do Amapá/BR 156, a 75 km de distância da capital, Macapá. Entrelaça saberes das linguagens artísticas e suas visualidades, corporidades e simbologias inerentes a essa manifestação, compreendidos como discursos de firmamento da cultura quilombola no cotidiano escolar da comunidade. A metodologia utilizada anuncia-se interdisciplinar por possibilitar diálogos entre História, Artes e Educação, utilizando-se de diferentes abordagens e técnicas de pesquisas mediadas por narrativas (orais e imagéticas) e outros documentos levantados em pesquisa de campo.Palavras-chaves: Batuque; Educação; Visualidades; Quilombola.

Biografía del autor/a

Clicia Tatiana Alberto Coelho, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Mestre em Artes Visuais (UFPB). Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Saberes da Amazônia Amapaense (GEPIESA/UNIFAP) e do Grupo de Pesquisa em Ensino das Artes Visuais (GPEAV/UFPB).

Raimundo Erundino Santos Diniz, Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

Historiador. Doutorando em Ciências Socioambientais (NAEA/UFPA). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (NAEA/UFPA). Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Saberes da Amazônia Amapaense (GEPIESA/UNIFAP). Pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia – PNCSA.

Publicado

2017-06-09

Número

Sección

Dossiê Olhares para o Campo: educação, arte e sociedade