ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DOCENTES E NAS QUESTÕES DE GESTÃO E FINANCIAMENTO PÚBLICO

Autores/as

  • Doriedson do Socorro RODRIGUES Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Ronaldo Marcos de Lima ARAÚJO Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Maria Isabel Batista RODRIGUES Secretaria Municipal de Educação/PA
  • José Pedro Garcia OLIVEIRA Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5385

Resumen

O presente trabalho problematiza a implantação do ensino médio integrado, expondo elementos para sua materialização no espaço escolar, tomando como base processos de gestão, práticas docentes e financiamento. Trata-se de pesquisa de cunho bibliográfica, pautada no materialismo histórico-dialético, ao se considerar que as políticas educacionais representam interesses de classe e que a perspectiva integrada aqui em debate configura-se em prol dos interesses da classe trabalhadora, opondo-se às ações dualistas de formação pretendidas pelo capital. Frigotto (2005; 2008), Gramsci (1978), Saviani (2006), Paro (2001), dentre outros autores, tornaram-se referências dialógicas neste trabalho. As análises indicam que o ensino médio integrado pressupõe postura política voltada para um projeto societário atrelado aos interesses dos trabalhadores, muito corroborando para isso processos de financiamento público da escola da pública e de uma materialização de gestão democrática e participativa, bem como práticas docentes voltadas para a emancipação humana numa perspectiva da classe trabalhadora.Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Gestão. Financiamento Público. Trabalhadores. Práticas Docentes.

Biografía del autor/a

Doriedson do Socorro RODRIGUES, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Educação (UFPA, 2012). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (2005).

Ronaldo Marcos de Lima ARAÚJO, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutor em Educação pela UFMG, com Pós-Doutoramento no PPFH-UERJ.

Maria Isabel Batista RODRIGUES, Secretaria Municipal de Educação/PA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará (2017).

José Pedro Garcia OLIVEIRA, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2004).

Publicado

2018-01-09

Número

Sección

Dossiê Trabalho e Educação Básica