PROFESSOR BACHAREL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A BUSCA POR IDENTIDADES E O TRABALHO DOCENTE

Autores/as

  • Jefferson Luiz da Silva CARDOSO Universidade Estadual do Pará – UEPA
  • Albêne Lis MONTEIRO Universidade Estadual do Pará – UEPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5387

Resumen

O presente artigo integra nossa dissertação de mestrado, em desenvolvimento na área da educação, e sintetiza algumas ideias surgidas no decorrer da pesquisa. Investigamos a prática pedagógica dos professores bacharéis da Educação Profissional e Tecnológica, mais precisamente os saberes pedagógicos. Partimos de uma pesquisa bibliográfica e identificamos como referências Ribas (2011), Imbernón (2011), Pimenta (2012), Bastos (2003), Freire e Carneiro (2012), Garcia (2010), Gama; Terrazzan (2012), Fagundes (2005), Furlanetto (2012), Penitente (2012), dentre outros. A formação de professores se constitui como elementar neste trabalho. Na pré-análise, observamos que a identidade é um processo de construção e reconstrução, assim como o trabalho docente deve ser observado a partir da prática pedagógica nos ambientes educacionais. Os debates no meio educacional fortalecem as reflexões acerca da prática dos professores no cotidiano da sala de aula, principalmente no enfrentamento dos desafios pedagógicos do ambiente escolar.Palavras-chave: Professor bacharel. Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho e identidade docente.

Biografía del autor/a

Jefferson Luiz da Silva CARDOSO, Universidade Estadual do Pará – UEPA

Mestre em Educação (UEPA), com formação inicial em Pedagogia (UFPA), Gestor de Empresas (UNAMA), Esp. em Ed. Superior (FACINTER) atualmente sou professor da SEMEC-Belém e da SEDUC/PA.

Albêne Lis MONTEIRO, Universidade Estadual do Pará – UEPA

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia na Habilitação Administração Escolar (1973) e Supervisão Escolar (1975) pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Educação, Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e professora titular da Universidade do Estado do Pará.

Publicado

2018-01-09

Número

Sección

Dossiê Trabalho e Educação Básica