EDUCAÇÃO PARA O EMPODERAMENTO: UMA AGENDA PARA A IGUALDADE DE GÊNERO NA POLÍTICA EM ABAETETUBA-PARÁ1

Autores/as

  • Igora Irma Santos DACIO Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5398

Resumen

Este trabalho trata da trajetória feminina na política na cidade de Abaetetuba-PA. Tem como objetivo analisar a atuação da mulher no campo político, e apontar a educação como forma de empoderamento, tanto para ampliar a inserção feminina na carreira política quanto para a igualdade de gênero na política. O referencial teórico utilizado transita por autores/as que promovem a discussão sobre os Estudos de Gênero, em que contei com Louro (1997), Beauvoir (1970), Alves & Pitanguy (1985), Bourdieu (2002), Badinter (1991), Perrot (1998) e Facio (2006). P|ara a discussão teórica acerca da presença feminina no campo político, acionei Álvares (2014), Freire (1987), Silva (1999); e Silva, Ramos & Rodrigues (2013) para o debate sobre educação e currículo. Acionando os pressupostos da pesquisa qualitativa, realizei entrevistas com 4 mulheres que ocuparam-ocupam cargo político na cidade. Os resultados apontam que a participação feminina na política em Abaetetuba é tímida pela falta de fiscalização dos partidos que não cumprem a Lei de Cotas, pela ainda forte cultura de gênero que mantém a Mulher no espaço privado, e pela limitação na formação escolar que não forma as mulheres para o exercício da cidadania plena. Concluo que o empoderamento é uma estratégia de formação e de ação possível por meio do currículo escolar, na medida em que este implemente conhecimentos sobre as lutas e resistências das mulheres, para que estas possam reconhecer a importância de assumir seu lugar nos espaços de decisões políticas e lutar pela igualdade de gênero na sociedade.Palavras-chave: Política. Empoderamento feminino. Educação.

Biografía del autor/a

Igora Irma Santos DACIO, Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA

Pedagoga, Especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade/ICJ/ UFPA. Integrante do Gepege – Grupo de Estudos e Pesquisas Gênero e Educação. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cidades, Território e Identidades – PPGCITI/UFPA.

Publicado

2018-01-09

Número

Sección

Artigos