“ELES [OS/AS DISCENTES] SEMPRE GOSTAM, TÊM MUITA EXPECTATIVA, FICAM ANSIOSOS PRA TER LOGO A DISCIPLINA”: AS POSSIBILIDADES E OS IMPASSES COM O ENSINO DA SEXUALIDADE NA ESCOLA

Autores/as

  • Suse Mayre Martins Moreira AZEVEDO Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5431

Resumen

Em tempos de discursos de ódio e retaliação insistente ao trabalho com a sexualidade na educação, este artigo analisa as potencialidades e os impasses da abordagem desta temática no espaço escolar. A pesquisa se ancora nos referenciais pós-críticos e foi desenvolvida em escolas municipais de Jequié-BA que apresentam a disciplina Educação para Sexualidade na matriz curricular dos anos finais do ensino fundamental. Para a produção e análise de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze docentes que lecionam a disciplina. A existência de um componente curricular destinado ao ensino da sexualidade garante um lugar para as discussões distanciando-se das ações descontínuas e pontuais, além do que, há um envolvimento dos/as discentes com a disciplina, oportunizando espaços de diálogo, inclusive de temas como diversidade de gênero e sexual. Todavia, há o risco de aprisionar os debates sobre sexualidade neste espaço, desresponsabilizando as/aos demais docentes em trabalhar com o tema.Palavras-chaves: Educação; Sexualidade; Gênero; Formação.

Biografía del autor/a

Suse Mayre Martins Moreira AZEVEDO, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em ciências biológicas, especialização em gestão ambiental e ensino de ciências e matemática, mestrado em educação cientifica e formação de professores.

Publicado

2018-01-25