FORMAÇÃO DE EDUCADORES NO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: PRESENÇA E ATUALIDADE DO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE

Autores/as

  • Alder de Sousa DIAS Universidade Federal do Amapá/UNIFAP - Mazagão
  • Cristiana Gomes dos SANTOS Universidade do Estado do Pará/UEPA
  • João Colares da Mota NETO Universidade do Estado do Pará/UEPA
  • Margarida Maria de Almeida RODRIGUES Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua/SEMED

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5451

Resumen

O artigo tematiza a formação de educadores em perspectiva freireana. Tem como objetivo analisar a presença e atualidade do pensamento educacional de Paulo Freire na formação de educadores do Programa Brasil Alfabetizado, de Ananindeua-PA. Consiste em uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Realizou-se levantamento bibliográfico e documental para subsidiar a análise dos dados, coletados por meio de entrevistas e da técnica Grupo Focal. Os sujeitos foram: a gestora local, uma coordenadora e três educadoras. Constatam-se categorias do quefazer educativo freireano nos documentos analisados e nas falas dos sujeitos da pesquisa. Conclui-se que o pensamento educacional de Paulo Freire ressignifica-se como frente de libertação ante um contexto social capitalista desumanizante e excludente.Palavras-chave: Formação de educadores. Programa Brasil Alfabetizado. Pensamento Educacional. Paulo Freire.

Biografía del autor/a

Alder de Sousa DIAS, Universidade Federal do Amapá/UNIFAP - Mazagão

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará/UEPA.

Cristiana Gomes dos SANTOS, Universidade do Estado do Pará/UEPA

Licenciada em Pedagogia pela UEPA. Pesquisadora do NEP/UEPA.

João Colares da Mota NETO, Universidade do Estado do Pará/UEPA

Professor e Pesquisador da Universidade do Estado do Pará/UEPA.

Margarida Maria de Almeida RODRIGUES, Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua/SEMED

Pedagoga da SEMED-Ananindeua. Professora substituta da Escola de Aplicação/EAUFPA.

Publicado

2017-12-18