ESCOLA NORMAL DO PARÁ: ASPECTOS HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DOS IDEAIS DE INSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENTRE A CLASSE DIRIGENTE DA PROVÍNCIA DO GRÃO-PARÁ (1850-1871)

Auteurs-es

  • Rogério Quimarães Malheiros Grupo Futuro Educacional de Canaã dos Carajás/Universidade Federal do Pará
  • Genylton Odilton Rêgo da Rocha Programa de Pós-graduação em Educação/ICED/Universidade Federal do Pará.

DOI :

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2736

Résumé

Este artigo tem por objetivo o percebimento da constituição imagética acerca do ideal de instrução e de formação de professores que fora implantada na Província do Grão-Pará na segunda metade do século XIX. Neste sentido, como nosso objeto de estudo está demarcado no passado, desenvolvemos este trabalho pelo viés qualitativo e de cunho documental, de forma que para sua análise utilizamos conceitos e técnicas da análise do discurso, na perspectiva de Mikhail Bakhtin. No campo da história, teorica e metodologicamente, demarcamos este trabalho na perspectiva dos Annales. Destarte, utilizamo-nos de Relatórios dos Presidentes daProvíncia do Pará, de relatos de viajantes, além de dados socioeconômicos que melhor embasaram nossa narrativa, levando-nos a depreender as nuanças políticas e sociais acerca da constituição dos ideais de uma instrução e de um processo de formação de professores que pudessem garantir a ilustração da sociedade e anseio social pela industrialização da Província.Palavras-chave: Civilização e Progresso. Discursos Políticos. Escola Normal doPará. Instrução. Modernidade.

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Publié-e

2016-05-22