HISTÓRIAS DE VIDAS: A VEZ E A VOZ DOS PROFESSORES
DOI :
https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2751Résumé
Este artigo apresenta alguns olhares acerca da história de vida dosprofessores. Para tanto, procuramos definir a noção de memória e memória coletiva, bem como diferenciá-la de história e narrativa. Ao buscarmos essa definição o texto mostra que a memória é algo vivo e, ao ser contada, passado e presente vão se misturando no presente. As narrativas ajudam-nos a colocar ordem e coerência em nossa experiência e dar sentido aos acontecimentos de nossa vida. A história é a maneira como organizamos e revelamos para o outro aquilo que reconhecemos em nossa memória. O texto indica que é importante lançarmos um olhar sobre as experiências pelas quais os professores passam, com o intuito de conhecer mais sobresua história de vida. Por meio dessa reflexão podemos encontrar respostas e detectar formas de apoio e entraves para que o desenvolvimento profissional aconteça.Palavras-chave: Memória. Narrativa. Desenvolvimento profissional.Téléchargements
Publié-e
2016-05-22
Numéro
Rubrique
Dossiê Educação Matemática