HISTÓRIAS DE VIDAS: A VEZ E A VOZ DOS PROFESSORES

Auteurs-es

  • Roseli Araújo Barros Costa Secretaria de Estado de Educação e Cultura-Tocantins/Universidade Federal do Pará.
  • Tadeu Oliver Golçalves Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica/ Universidade Federal do Pará.

DOI :

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2751

Résumé

Este artigo apresenta alguns olhares acerca da história de vida dosprofessores. Para tanto, procuramos definir a noção de memória e memória coletiva, bem como diferenciá-la de história e narrativa. Ao buscarmos essa definição o texto mostra que a memória é algo vivo e, ao ser contada, passado e presente vão se misturando no presente. As narrativas ajudam-nos a colocar ordem e coerência em nossa experiência e dar sentido aos acontecimentos de nossa vida. A história é a maneira como organizamos e revelamos para o outro aquilo que reconhecemos em nossa memória. O texto indica que é importante lançarmos um olhar sobre as experiências pelas quais os professores passam, com o intuito de conhecer mais sobresua história de vida. Por meio dessa reflexão podemos encontrar respostas e detectar formas de apoio e entraves para que o desenvolvimento profissional aconteça.Palavras-chave: Memória. Narrativa. Desenvolvimento profissional.

Téléchargements

Publié-e

2016-05-22

Numéro

Rubrique

Dossiê Educação Matemática