A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FLORESTA DE CAXIUANÃ: RECONSTITUINDO SIGNIFICADOS

Auteurs-es

  • Marilena Loureiro da Silva Universidade Federal do Pará.

DOI :

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2768

Résumé

O presente artigo discute a necessidade de aproximação entre as práticasculturais e educativas realizadas no interior de florestas, com toda a sua diversidade e complexidades, e aquelas práticas culturais e educativas realizadas nas cidades. Tenta-se formular discussões teóricas em torno da importância da educação ambiental para a superação da separação entre sujeitos humanos e natureza, relacionado a necessidade de instalar novas formas para esta relação baseadas na busca de compreensão da complexidade ambiental. Para tanto, apresenta-se uma revisão de literatura acerca da situação dos recursos florestais no estado do Pará, bem como aanálise de como esses recursos são percebidos como separados da dinâmica da vida da cidade. São discutidos ainda os resultados da pesquisa realizada na Floresta de Caxiuanã, no Pará, relacionado à análise das práticas de educação ambiental fundamentadas na aproximação com a natureza e seus recursos.Palavras-chaves: Recursos Florestais. Cultura. Prática educativa.

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Publié-e

2016-05-22

Numéro

Rubrique

Dossiê Educação Ambiental