A DOCÊNCIA POR MEIO DA MEMÓRIA DE PROFESSORAS DO MUNICÍPIO DE ABAETETUBA /PA NO PERÍODO DE 1950 A 1970

Auteurs-es

  • Edileuza de Sarges Almeida Secretaria Municipal de Educação/ Instituto Federal do Pará.
  • Márcia P. Saraiva, Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i9.2783

Résumé

O presente artigo pretende apresentar algumas considerações relacionadasao desenvolvimento da Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC intitulado de Docência Feminina: um estudo sobre a história da educação através da memória de professoras idosas, no período de 1950 a 1970, em Abaetetuba no Estado do Pará. Na referida pesquisa tivemos como objeto de estudo: memórias de professoras idosas do município de Abaetetuba, objetivando a análise do tipo de educação que elas receberam com o intuito de evidenciarmos a maneira como a mesma refletiu em suaspráticas docentes. Metodologicamente, desenvolvemos o estudo utilizando a História Oral, na qual obtivemos relatos de experiências relevantes em suas histórias de vidas. No que concerne aos referenciais teóricos, tivemos as significativas contribuições de Portelli (2001) e Chizzotti (2003) discutindo a referida metodologia; Almeida (1998), Araújo (1993), Apple (1995) e Bezerra Neto (1995) que ressaltam a docência e educação feminina; Scott (1995) e Louro (1997) levantando a discussão sobre gênero; Foucault (1987) que aborda aspectos ligados à história, cultura e disciplinarização dos corpos e mentes femininas; Bosi (1994), Thompson (1992) e Loureiro (1999) discutindo sobre memórias, entre outros/as. Desse modo, através deste artigo pretendemos apresentar os resultados obtidos com a referida pesquisa acadêmica, ressaltando a importância de valorizar a memória e a oralidade como fontes de conhecimentos que possam contribuir para a amenização dos preconceitos ligados às professoras idosas desse município.Palavras-chave: Docência Feminina. Gênero. Memória. Oralidade. Idosas.

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Publié-e

2016-05-22

Numéro

Rubrique

Iniciação Científica