CURRÍCULO, GÊNERO E SEXUALIDADE: QUESTÕES INDISPENSÁVEIS À FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Márcio Porciúcula Ferreira Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v9i12.2995

Abstract

O presente trabalho trata das questões de currículo,gênero e sexualidade como problema. Desde então, objetiva pensaralgumas práticas educativas na produção de desigualdades sexuaise de gênero, em suas articulações com a Educação. Recebe atençãoo modo como os sujeitos, em relações sociais atravessadas pordiferentes discursos, representações e práticas pedagógicas, vãoconstruindo suas identidades, arranjando e desarranjando suasposições e formas de viver e estar no mundo. Também, trata demostrar alguns mecanismos, instituições e artefatos tão cotidianos,rotineiros e comuns, formadores de Verdade e Moral, dos quaistodos fazemos parte. A tarefa mais urgente é descon? ar do queé tomado como “natural” e “normal”. Possibilitar uma práticaambiental a? rmativa, fazendo educação potencializando os váriostipos de vida que encontramos pela Terra, preservando os diferentesdesejos, é o que nos interessa.Palavras-chave: Currículo. Gênero. Sexualidade. Sexismo.

Published

2016-05-22

Issue

Section

Dossiê Currículo