CURRÍCULO INTEGRADO PARA A BIODIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Auteurs-es

  • Lucinaldo da Silva Blandtt Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3028

Résumé

O presente artigo é um exercício que busca incentivar adiscussão do conceito cienti. co e pedagógico de currículo integrado esua relação com a identidade sociocultural e biológica da Amazônia,em praxe, a biodiversidade na visão antropológica; é evidente que essadiscussão é muito ampla, e que aqui não se esgotará, apenas insistiráem diversas opiniões que, decerto, fortalecerão a importância daspráticas pedagógicas do currículo integrado focado no local e suascaracterizações especiais. O Currículo Integrado faz parte de umaconcepção de organização da aprendizagem que tem como . nalidadeoferecer uma educação que contemple todas as formas de conhecimentoproduzidas pela atividade humana. Trata-se de uma visão progressistade educação à medida que não separa o conhecimento acumulado pelahumanidade na forma de conhecimento cientí. co daquele adquiridopelos educandos no cotidiano das suas relações culturais e materiais.A relação dos conhecimentos de biodiversidade e educação precisaestá aplicada no currículo integrado, resultando, assim, em práticas deeducação ambiental interdisciplinares. Ao ser considerada a EducaçãoAmbiental como um processo social indispensável à formação damentalidade dos cidadãos de uma sociedade, passa-se à crença de quea escola é o espaço ideal para a socialização do conhecimento que é oresultado de um longo processo: a relação do homem com a natureza ecom os outros homens.Palavras-chaves: Currículo integrado. Biodiversidade. Educaçãoambiental. Interdisciplinaridade.

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Publié-e

2016-05-22

Numéro

Rubrique

Dossiê Currículo