SOCIOBIODIVERSIDADE E DIVERSIDADE EPISTÊMICA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CENÁRIO ATUAL DO BAIXO TOCANTINS

Auteurs-es

  • Eliana Teles Rodrigues Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4507

Résumé

O artigo reflete sobre elementos e ideias acerca da sociobiodiversidade e da diversidade epistêmica, em sua contribuição ao curso Educação do Campo, a partir de conceitos e interpretações sobre o tema. Destacam-se as políticas socioambientais tendo como recorte para análise, a região do Baixo Tocantins, no município de Abaetetuba-PA. Nesse sentido assinala-se que a valorização da sociobiodiversidade do lugar contribui para o diálogo entre os saberes acadêmicos e saberes locais e assim dá suporte para a compreensão das relações socioambientais atuais, haja vista as problemáticas que os sujeitos enfrentam no campo social, ambiental, educacional e econômico. Problema.

Biographie de l'auteur-e

Eliana Teles Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Geógrafa e doutora em Antropologia. Professora Adjunta I na Faculdade de Ciência Exatas e Tecnologia-FACET/UFPA. Linhas de Pesquisa: Cartografias sociais e territorialidades; Ambiente, Tempo e Recursos.

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Publié-e

2017-06-09

Numéro

Rubrique

Dossiê Olhares para o Campo: educação, arte e sociedade