FORMAR FLORESTAL – O PROTAGONISMO DOS POVOS DA FLORESTA NO USO DOS RECURSOS NATURAIS NAS REGIÕES DA TRANSAMAZÔNICA E DA BR 163

Auteurs-es

  • Rogério Almeida Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
  • Roberta Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal – IFPA
  • Katiuscia Fernandes Miranda Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Marcos dos Santos Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal - IFPA

DOI :

https://doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4521

Résumé

O presente artigo é um relato sobre a formação em manejo florestal comunitário realizado pela ONG Instituto de Educação do Brasil (IEB) e o Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal. A formação ocorre nas regiões da Transamazônica (BR -230) e a Cuiabá Santarém (BR 163) desde 2014. Camponeses, extrativistas, assentados da reforma agrária, entre outras categorias são os sujeitos do processo.Palavras chave: Amazônia, Educação, Manejo Florestal

Bibliographies de l'auteur-e

Rogério Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Docente do Curso de Gestão Pública do Instituto de Ciência e Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Campus de Santarém.

Roberta Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal – IFPA

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal. Engenheira Florestal. Doutora em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Katiuscia Fernandes Miranda, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Engenheira ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é coordenadora de projetos do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em Belém, Pará.

Marcos dos Santos Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Castanhal - IFPA

Licenciado em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – Campus Castanhal). Atualmente é assistente de projetos do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), em Belém, Pará.

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Publié-e

2017-06-09

Numéro

Rubrique

Dossiê Olhares para o Campo: educação, arte e sociedade