GÊNEROS E SEXUALIDADES NA FORMAÇÃO DE DOCENTE: ANALISANDO SABERES A PARTIR DE OFICINAS PEDAGÓGICAS

Auteurs-es

  • Marcelo Gustavo Andrade de SOUZA Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ
  • Rachel Luiza Pulcino de ABREU Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ
  • Raquel Alexandre Pinho dos SANTOS Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ
  • Felipe BASTOS Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ

DOI :

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5434

Résumé

O que pensam as estudantes de Pedagogia e Licenciaturas sobre os gêneros e as sexualidades? Quais são suas principais dúvidas sobre esses temas? Quais são as possibilidades de debater a diversidade de gênero e as sexualidades na formação docente? Nesse artigo, analisamos as experiências da aplicação da oficina “Corpo, gênero e sexualidade na escola”, realizada em três turmas, de duas universidades cariocas. Para isso, trazemos reflexões de materiais produzidos pelas alunas. Assim, pretendemos lançar algumas pistas sobre a construção de saberes em gêneros e sexualidades na formação docente.Palavras chave: Gênero. Sexualidade. Formação docente. Oficinas pedagógicas.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Gustavo Andrade de SOUZA, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ

Licenciado em Filosofia (1995); Sociologia (1996) e História (1996); Mestre em Educação (2000) e Doutor em Ciências Humanas / Educação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou o Programa de Doutorado no Exterior - PDSE/CNPq (2005) na Universitat de València, Espanha. Professor Associado do Departamento de Educação PUC/RIO.

Rachel Luiza Pulcino de ABREU, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ

Bacharela e Licenciada em História pela UGF. Mestra em Educação pela PUC-Rio. Atualmente cursa o doutorado em Educação na PUC-Rio.

Raquel Alexandre Pinho dos SANTOS, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ

Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil(2011). Pesquisadora Associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro , Brasil.

Felipe BASTOS, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro-PUC/RJ

Doutorado em andamento em Educação pela PUC do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Mestrado em Educação pela mesma universidade.

Téléchargements

Publié-e

2018-01-25