O PLANEJAMENTO DE ENSINO EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA DE MUDANÇA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Ivete Brito e BRITO Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5445

Resumo

O presente texto, a partir de reflexões preliminares, objetiva evidenciar a importância do Planejamento de ensino educacional nos seus diferentes níveis, e caracterizar as diferentes concepções (Tendências Pedagógicas-Filosóficas do Planejamento de ensino na construção coletiva da mudança da educação escolar, e como assumem papeis estratégicos em tais mudanças. As reflexões partem de estudos bibliográficos que permitem a discussão sobre os discursos construídos sobre planejamento de ensino escolar em diferentes tempos e espaços. Como objetivo de alcance maior foi possível evidenciar a importância das novas tendências do planejamento de ensino escolar para a constituição de subjetividades com visões políticas em espaços de disputas e lutas culturais.Palavras-Chave: Planejamento de ensino educacional; discursos; Mudança Escolar.

Biografia do Autor

Ivete Brito e BRITO, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará - UFPA

Pedagoga e Mestre em Ensino de Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2015).

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Publicado

2018-01-25