LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA

Autores

  • Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo Campus Universitário de Cametá/Universidade Federal do Pará.
  • Dionéia Sanches Leão Prefeitura Municipal de Cametá/Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2737

Resumo

A finalidade deste artigo é apresentar um recorte discursivo sobre os resultados de uma pesquisa realizada em uma turma de 1ª série do ensino fundamental. Desenvolvemos atividades didáticas e culturais que viessem permitir a troca de experiência, conhecimentos e saberes, com o propósito de possibilitar a interação entre crianças que vivem em uma realidade de violência e exclusão dos bens materiais e simbólicos. À medida que as ações foram acontecendo, observamos graduais mudanças na configuração afetiva na sala de aula, provocando alterações e novos modos de relação das crianças com os conhecimentos a elas disponibilizados. Verificamos que o conhecimento mobilizava as crianças, revelando os laços de afetividade que iam sendo produzidos nas relações de aprendizagem. Ao compreender-se aprendendo e se apropriando, as crianças modificaram seus comportamentos e atitudes em relação a si mesmas, à professora, aos conhecimentos trabalhados e à escola.Palavras-chave: Leitura. Escrita. Ensino-aprendizagem. Afetividade.

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Publicado

2016-05-22