A LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Aline Abreu Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Aline Almeida Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Adriano Roberto Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Berline Oliveira Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Ígora Dacio Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Jessica Maia Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Juliana Santos Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Juliete Silva Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Mirene Ferreira Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Ruth Assis Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Sirley Pereira Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Victória Veras Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Waldir Ferreira de Abreu Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Abaetetuba – UFPA
  • Damião Bezerra OLiveira

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3263

Resumo

A atividade lúdica na educação, representada por jogos ebrincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança na sala de aula.O lúdico se apresenta como ferramenta de ensino para o desempenho e odesenvolvimento integral das crianças, proporcionando momentos de alegria,aprendizado e comprometimento com o aprender. O artigo é resultado dasatividades de iniciação científica desenvolvidas pelo Grupo de Estudos ePesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/CNPq/UFPA,vinculado ao projeto de extensão, coordenado pelos professores Waldir Ferreirade Abreu e Damião Bezerra Oliveira: O lúdico como recurso didático naformação da criança. Tem como objetivo discutir a importância do lúdico noprocesso de desenvolvimento da criança, sobretudo na Educação Infantil, eapresentar as atividades lúdicas desenvolvidas com as crianças das escolas dosrios Quianduba e Ajuaí, em uma oficina sobre o lúdico.Palavras-chave: Ludicidade. Desenvolvimento. Criança.

Downloads

Publicado

2014-08-10