Girândolas: Escola e Literatura nas margens ribeirinhas de Abaetetuba
DOI:
https://doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4515Resumo
Em Girândolas sugere-se aimagem de uma escola como eventohistórico seminal para uma comunidaderibeirinha. O romance é narrado pelasmemórias de Tobias- fazedor debrinquedos de miriti e Maria- a benzedeira,entre outros personagens D. Constança aprofessora era considerada um divisor deáguas. Nas leituras que os discentes deeducação do campo UFPA/ fizeram dolivro, foi possível aproximar a literatura dosaber local, as experiências dos alunos eseu despertar para o oficio de ensinar. Porisso, reconhecemos que a escola descritapelo autor oferece uma narrativa para sepensar o campo a partir das dores eesperanças de seus moradores. Assim,ficção e realidade afirmam-se nas veredasda memória que reivindica o direito deestudar, os sonhos comuns e a liberdade.Palavras Chave: Girândolas, Escola doCampo, Literatura, Comunidade eNarradoresDownloads
Publicado
2017-06-09
Edição
Seção
Dossiê Olhares para o Campo: educação, arte e sociedade