CULTIVO E BENEFICIAMENTO DE Manihot esculenta Crantz. PELOS AGRICULTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE AÇAIZAL MONTE ALEGRE, PARÁ

Auteurs-es

  • Sandy Santos da Fonseca Universidade Federal do Pará
  • Roberta Rowsy Amorim de Castro Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.18542/ragros.v9i1.4657

Résumé

RESUMO: O presente estudo objetivou compreender e descrever como se dão as práticas agrícolas e de beneficiamento empregadas no sistema de cultivo da mandioca (Manihot esculenta Crantz.) pelos agricultores da Comunidade Açaizal, município de Monte Alegre, estado do Pará. A investigação ocorreu durante 15 dias, por meio de formulário aplicado em 21 unidades produtivas e de acompanhamento in loco das etapas de colheita, processamento e venda da farinha de mandioca. O acesso às unidades se deu via motocicleta e caminhadas, esta última em trechos de difícil acesso. Os resultados indicaram que as práticas agrícolas adotadas pelos agricultores no sistema de cultivo de mandioca são provenientes de saberes adquiridos e repassados entre gerações, sendo a produção de farinha a principal fonte de obtenção de renda, além de fazer parte da dieta alimentar das famílias estudadas. Constatou-se que o sistema de corte e queima, adotado nas unidades familiares vem despertando preocupação nos agricultores acerca da perpetuação das práticas de cultivo e consequentemente de beneficiamento da mandioca para as próximas gerações em virtude da percepção destes do empobrecimento do solo.PALAVRAS-CHAVE: Agricultura Familiar, Amazônia, Farinha de Mandioca, Sistema de Produção.

Bibliographies de l'auteur-e

Sandy Santos da Fonseca, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Engenharia Agronômica, Universidade Federal do Pará, Campus Altamira.

Roberta Rowsy Amorim de Castro, Universidade Federal do Pará

Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (UFPA), Professora da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Universidade Federal do Pará, Campus Abaetetuba.

Téléchargements

Publié-e

2017-10-12

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos