A EDUCAÇÃO NA REGIÃO NORTE: APONTAMENTOS INICIAIS

Autores/as

  • Maria Aparecida da Silva Bento Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará
  • Mauro Cezar Coelho Universidade Federal do Pará
  • Daniela Martins Pereira Fernandes Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazonica.v5i1.1302

Resumen

Este texto aborda aspectos da educação na região Norte, em particular, no Estado do Pará; oferece um enfoque sobre a diversidade cultural, especialmente a educação no campo, quilombola e indígena. Centrase na análise de documentos e projetos das organizações parceiras do Programa “Norte de Saberes”. Conclui-se que a educação na Região Norte requer análises circunstanciadas sobre as suas diversas dimensões. Há que se salientar que os processos articulados pelos coletivos da sociedade civil são alvissareiros, ao pautar a construção coletiva de uma proposta democrática de educação de qualidade, que considere a diversidade territorial e humana, e a superação das desigualdades.Palavras-chave: Formação de professores, ensino médio, relações étnicoraciais

Biografía del autor/a

Maria Aparecida da Silva Bento, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades

Diretora executiva do Centro de Estudosdas Relações de Trabalho e Desigualdades –CEERT.

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará; Pesquisadora do CNPq; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais/GERA (UFPA).

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico- Raciais/GERA (UFPA).

Publicado

2013-09-09

Número

Sección

Artículos Originales