Este texto aborda aspectos da educação na região Norte, em particular, no Estado do Pará; oferece um enfoque sobre a diversidade cultural, especialmente a educação no campo, quilombola e indígena. Centrase na análise de documentos e projetos das organizações parceiras do Programa “Norte de saberes”. Conclui-se que a educação na Região Norte requer análises circunstanciadas sobre as suas diversas dimensões. Há que se salientar que os processos articulados pelos coletivos da sociedade civil são alvissareiros, ao pautar a construção coletiva de uma proposta democrática de educação de qualidade, que considere a diversidade territorial e humana, e a superação das desigualdades. Palavras-chave: Formação de professores, ensino médio, relações étnicoraciais
Biografia do Autor
Maria Aparecida da Silva Bento, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades
Diretora executiva do Centro de Estudosdas Relações de Trabalho e Desigualdades –CEERT.
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará
Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará; Pesquisadora do CNPq; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais/GERA (UFPA).
Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará
Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará e Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico- Raciais/GERA (UFPA).