Diretrizes para a formação de professores no trabalho com a leitura: dos PCN à BNCC

Auteurs-es

  • Jaciluz Dias Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras.
  • Natany Avelar Silva Universidade Federal de Lavras

DOI :

https://doi.org/10.18542/moara.v1i51.7328

Résumé

O presente artigo tem por objetivo analisar, contrastivamente, as diretrizes apresentadas pelos PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e a proposição da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) acerca do trabalho com a prática de leitura. Ambos os documentos abordam o trabalho com múltiplas linguagens: os PCN tratam de modo sucinto do uso de tecnologias, evidenciando o uso do computador, do rádio e da televisão. Já a BNCC detalha, em diferentes habilidades, a necessidade do trabalho com imagens, sons e diferentes linguagens digitais. Assim, pode-se inferir que a distância temporal entre as diretrizes para a educação nacional permitiu que o enfoque voltado aos multiletramentos se ampliasse, considerando a diversidade decorrente do uso das TIC no cotidiano. Esse avanço traz demandas formativas, uma vez que o trabalho com as multissemioses exige a exploração de diferentes gêneros discursivos, diferentes competências e habilidades leitoras e novos percursos metodológicos. 

Bibliographies de l'auteur-e

Jaciluz Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras.

Doutora em Estudos da Linguagem e Linguística Aplicada (PUC-SP) e Professora Associada do Departamento de Estudos da Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Lavras.

Natany Avelar Silva, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Lavras.

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Publié-e

2019-08-02

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos de Número Temático (Linguística)