Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático

Autores/as

  • Geraldo Vernijo Deixa Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Rosalino Subtil Chicote Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Laurindo Sobra Universidade Pedagógica de Moçambique, Quelimane

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5931

Palabras clave:

trigonometria, tarefa, livro didáctico de matemática

Resumen

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisa como o ensino da trigonometria é proposto nos livros didáticos de Matemática de Moçambique. Para o efeito, foi analisado o capítulo de trigonometria em quatro livros didáticos do Ensino Secundário Geral. A pesquisa é de carácter qualitativo com enfoque em análise documental. Para a análise de dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Da análise das tarefas presentes nesses livros constatamos o predomínio de tarefas do gênero, de cálculo com uso de propriedades, sendo que 80 das 123 tarefas estão ligadas a este gênero. Aferimos ainda que 26 das 123 exigem habilidades de manipulação dos registros e, 17 das 123 tarefas exigem a leitura e interpretação. Esses resultados nos levam à conclusão de que os livros analisados não cumprem as sugestões dos programas de Ensino de Matemática. Abre-se, deste modo, uma oportunidade para investigar as percepções dos professores de matemática de Moçambique sobre as diferentes classificações das tarefas.

Biografía del autor/a

Geraldo Vernijo Deixa, Universidade Pedagógica de Moçambique

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil, 2014.  Com especializaçãoo em Educação Matemática. Linha de Pesquisa: formação de professores de Matemática. Docente da Universidade Pedagógica de Moçambique.

Rosalino Subtil Chicote, Universidade Pedagógica de Moçambique

Docente da Universidade Pedagógica de Moçambique, MontepuezDepartamento de Ciencias Naturais e Matemática

Laurindo Sobra, Universidade Pedagógica de Moçambique, Quelimane

Finalista do Curso de Licenciatura em Ensino da Matemática na Universidade Pedagógica de Moçambique, Quelimane

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Publicado

2019-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos