Análise crítica dos livros didáticos de matemática de Moçambique à luz da Teoria Antropológico do Didático

Autores

  • Geraldo Vernijo Deixa Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Rosalino Subtil Chicote Universidade Pedagógica de Moçambique
  • Laurindo Sobra Universidade Pedagógica de Moçambique, Quelimane

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.5931

Palavras-chave:

trigonometria, tarefa, livro didáctico de matemática

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que analisa como o ensino da trigonometria é proposto nos livros didáticos de Matemática de Moçambique. Para o efeito, foi analisado o capítulo de trigonometria em quatro livros didáticos do Ensino Secundário Geral. A pesquisa é de carácter qualitativo com enfoque em análise documental. Para a análise de dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Da análise das tarefas presentes nesses livros constatamos o predomínio de tarefas do gênero, de cálculo com uso de propriedades, sendo que 80 das 123 tarefas estão ligadas a este gênero. Aferimos ainda que 26 das 123 exigem habilidades de manipulação dos registros e, 17 das 123 tarefas exigem a leitura e interpretação. Esses resultados nos levam à conclusão de que os livros analisados não cumprem as sugestões dos programas de Ensino de Matemática. Abre-se, deste modo, uma oportunidade para investigar as percepções dos professores de matemática de Moçambique sobre as diferentes classificações das tarefas.

Biografia do Autor

Geraldo Vernijo Deixa, Universidade Pedagógica de Moçambique

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil, 2014.  Com especializaçãoo em Educação Matemática. Linha de Pesquisa: formação de professores de Matemática. Docente da Universidade Pedagógica de Moçambique.

Rosalino Subtil Chicote, Universidade Pedagógica de Moçambique

Docente da Universidade Pedagógica de Moçambique, MontepuezDepartamento de Ciencias Naturais e Matemática

Laurindo Sobra, Universidade Pedagógica de Moçambique, Quelimane

Finalista do Curso de Licenciatura em Ensino da Matemática na Universidade Pedagógica de Moçambique, Quelimane

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Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos Científicos