Análise estatística implicativa da tendência de abordagens do método de estudo de casos no ensino de ciências

Autores/as

  • Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas Universidade Federal de Campina Grande
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernanbuco
  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jean-Claude Régnier Université de Lyon

DOI:

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6033

Palabras clave:

estudo de caso, análise estatística, ensino das ciências

Resumen

Este estudo realizou uma análise da tendência de abordagens do método de estudo de casos no ensino das ciências, com especificação para o ensino de Química. Para tanto, realizou-se uma análise estatística implicativa em 71 volumes de oito periódicos de divulgação científica no campo da Educação em Ciências, no período de 2005-2015. A análise nos possibilitou observar importantes relações hierárquicas implicativas nas tendências de abordagem do estudo de casos nos trabalhos investigados, onde as áreas de conhecimento da Biologia e interdisciplinaridade aparecem mais nos trabalhos que utilizam o estudo de casos aplicado ao ensino, estando esse tipo de aplicação mais presente nos periódicos estrangeiros e no ensino superior, já a Matemática, Física e Ciências aparecem mais nos trabalhos que utilizam o método aplicado à pesquisa, com a Química na interface dessas duas utilizações. Estando ainda essa última utilização do método mais presente nos periódicos nacionais e no ensino básico. No ensino de Química o estudo realizado sugere a necessidade de implementação de práticas pedagógicas que utilizem a metodologia de estudo de casos em diferentes níveis de ensino.

Biografía del autor/a

Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Ensino de Ciências - UFRPEDocente de Cuité - UFPB

Angela Fernandes Campos, Universidade Federal Rural de Pernanbuco

Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFRPE. Profa. Dra. do Departamento de Química/UFRPE

Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino de CiênciasDocente do Departamento de Matemática - UFRPE

Jean-Claude Régnier, Université de Lyon

Docente da Université de Lyon - France

Citas

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Publicado

2019-06-30

Número

Sección

Artigos Científicos