Análise estatística implicativa da tendência de abordagens do método de estudo de casos no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6033Palavras-chave:
estudo de caso, análise estatística, ensino das ciênciasResumo
Este estudo realizou uma análise da tendência de abordagens do método de estudo de casos no ensino das ciências, com especificação para o ensino de Química. Para tanto, realizou-se uma análise estatística implicativa em 71 volumes de oito periódicos de divulgação científica no campo da Educação em Ciências, no período de 2005-2015. A análise nos possibilitou observar importantes relações hierárquicas implicativas nas tendências de abordagem do estudo de casos nos trabalhos investigados, onde as áreas de conhecimento da Biologia e interdisciplinaridade aparecem mais nos trabalhos que utilizam o estudo de casos aplicado ao ensino, estando esse tipo de aplicação mais presente nos periódicos estrangeiros e no ensino superior, já a Matemática, Física e Ciências aparecem mais nos trabalhos que utilizam o método aplicado à pesquisa, com a Química na interface dessas duas utilizações. Estando ainda essa última utilização do método mais presente nos periódicos nacionais e no ensino básico. No ensino de Química o estudo realizado sugere a necessidade de implementação de práticas pedagógicas que utilizem a metodologia de estudo de casos em diferentes níveis de ensino.Referências
ALMOULOUD, S. A.; GRAS, R.; RÉGNIER, J.-C. A.S.I. – Análise estatística implicativa: mais uma vez, o que é? Educ. Matem. Pesq., v.16, n.3, p.623-1087, 2014.
ANDRÉ, M.E.D.A. Estudo de Caso: Seu Potencial na Educação. Cadernos de Pesquisa, n.49, p.51-54, 1984.
ANDRÉ, M. E. D. A. (1998). Etnografia da prática escolar. 2ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 1998.
BARBOSA, F. T.; AIRES, J. A. Visões sobre natureza da ciência em artigos publicados em periódicos nacionais da área de ensino de ciências: um olhar para a educação em química. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.14, n. 30, p. 77-104, Jan-Jul, 2018.
BOAVENTURA, E. M. Metodologia da Pesquisa: Monografia, dissertação e tese. São Paulo: Atlas, 2014.
BOCCHI, S.C.M.; PESSUTO, J.; DELL’AQUA, M.C.Q. Modelo operacional do estudo de caso como estratégia de ensino na disciplina de enfermagem médico-cirúrgica: avaliação dos alunos. Rev.latino-am.enfermagem, v. 4, n. 3, p. 99-116, 1996.
CARNIELLO, M. F.; ZULIETTI, L. F. Métodos Pedagógicos em Cursos de Comunicação Social: Aplicação e Formação de Banco de Casos. UNOPAR Cient., Ciênc. Human. Educ., v. 16, n.4, p. 278-289, 2015.
CLEMENTE-JÚNIOR, S. dos S. Estudo de Caso x Casos para Estudo: Esclarecimentos a cerca de suas características e utilização. In.: Anais do VII Seminário de pesquisa em turismo do Mercosul. Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, 2012.
CONANT, J. B. Dois modos de pensar. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional: Editora Universidade de São Paulo, 1968.
COUTURIER R, BODIN A, GRAS R. A classificação hierárquica implicativa e coesiva. Manual Curso CHIC versão 2.3; 2004. Disponível: http://math.unipa.it/~grim/asi/asi_03_gras_bodin_cout.pdf. Acessado em setembro de 2015.
ELLET, W. Manual de estudo de caso: como ler, discutir e escrever casos de forma persuasiva. Tradução: André de Godoy Vieira. Porto Alegre: Bookman, p. 270, 2008.
GRAS R, ALMOULOUD SA. A implicação estatística usada como ferramenta em um exemplo de análise de dados multidimensionais. In: I Colóquio o Método Estatístico Implicativo Utilizado em Estudos Qualitativos de Regras de Associação Contribuição à Pesquisa em Educação. São Paulo, 2003. Disponivel em: http://math.unipa.it/~grim/asi/asi_03_saddo_gras.pdf.
HERREID, C. F. Using Case Studies to Teach Science. Actionbioscience. 2005. http://www.actionbioscience.org/education/herreid.html.
HERREID, C. F. Case studies in science – a novel method of science education. Journal of College Science Teaching, v. 23, n. 4, p. 221-229, 1994.
HERREID, C.F. What is a case? Journal of College Science Teaching, 27, 2, 92-94, 1997.
IKEDA, A. A.; VELUDO-DE-OLIVEIRA, T. M.; CAMPOMAR, M. C. A tipologia do método do caso em administração: usos e aplicações. O&S, v. 12, n. 34, 2005.
JONASSEM D. H. Contributing Editor, Typology of case based Learning: The Content, Form and Function of case – Education Technology. July/ Aug., 2006.
KORTLAND, K. An STS case study about students’ decision making on the waste issue. Science Education, v. 80, n. 6, p. 673-689, 1996.
LERMAN, I. C. Classification et Analyse Ordinale des Données, Dunod, 1980.
REIS, E. M.; LINHARES, M. P. Integrando o espaço virtual de aprendizagem “Eva” à formação de professores: estudo de caso sobre o currículo de Física no ensino médio. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n.2, p. 1-22, 2008.
MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em Pesquisas no Brasil. RCO – Revista de Contabilidade e Organizações – FEARP/USP, v. 2, n. 2, p. 8 - 18 jan./abr. 2008.
MENEZES, M. A. A. Do método do caso ao case: a trajetória de uma ferramenta pedagógica. Educação e Pesquisa, v.35, n.1, p. 129-143, 2009.
MOREIRA, M. M. (2011). Metodologias de pesquisa em ensino. 1ª edição, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
PINHEIRO, A.N.; MEDEIROS, E.L. e OLIVEIRA, A.C. Estudo de casos na formação de professores. Química Nova, v. 33, n. 9, 1996-2002, 2010.
REIS, P. O ensino de ética nas aulas de ciências através do estudo de casos. Interacções, n. 5, p. 36-45, 2007.
SÁ, L. P. A argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de casos. 2006. 153 p. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, Brasil.
SÁ, L. P.; QUEIROZ, S. L. Estudo de casos no Ensino de Química. Campinas: Editora Átomo, 2010.
SILVA, R. R.; BENEGAS, A. A. O uso do estudo do caso como método de ensino na graduação. Economia & Pesquisa, v. 12, n.12, p. 9 - 31, 2010.
VASCONCELOS, Y. L; YOSHITAKE, M; LINS, D. A. C; MELO, A. P. S. de; FRANÇA, S. M. de. Método de caso e estudo de caso: usos no exercício da docência em contabilidade de custos. Custos e @gronegócio on line, v. 9, n. 4, 2013. Disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero4v9/Metodo.pdf. Acessado em: abril de 2017.
YIN, R. K. Estudo de Caso, planejamento e métodos. 2.ed. São Paulo: Bookman, 2001.
YIN, Robert K. Case study research: design and methods. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1989.