Estudo da produção científica sobre o enfoque CTS em revistas brasileiras especializadas

Auteurs-es

  • Andrei Steveen Moreno Rodríguez Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.18542/amazrecm.v15i33.6091

Mots-clés :

produção científica, enfoque CTS, Brasil, educação em ciências

Résumé

O estudo teve como objetivos principais: mapear, classificar e analisar descritivamente produções científicas acerca do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS, publicadas entre 2011 e 2015 em revistas brasileiras. Foram selecionadas 4 revistas especializadas nas áreas de Ensino e Educação, classificadas com Qualis A1 e A2. Por meio da leitura de títulos e resumos dos 803 artigos publicados nesse período, foram escolhidas 30 publicações para serem analisadas. As principais informações bibliométricas desses textos foram sistematizadas em formato de tabela e os documentos completos dispostos em uma unidade hermenêutica do software ATLAS.ti para posterior análise. A partir de critérios bibliométricos e da leitura completa dos textos foi possível identificar: 1) interesse dos pesquisadores por trabalhar no campo da Educação em Ciências e pela formação de professores; 2) interesse pela abordagem de questões sociocientíficas; 3) tendência à realização de intervenções didáticas e estudos de caso; 4) interesse por conhecer percepções da comunidade acadêmica acerca de ciência e de tecnologia, assim como pelas dificuldades para a implementação de atividades CTS. Concluiu-se que nos últimos anos tem sido consolidado um conjunto de referências brasileiras que discutem o tema, gerando, consequentemente, uma forma particular de pensar o enfoque CTS. No entanto, percebeu-se a necessidade de aproximar essa produção com estudos realizados nos países vizinhos para, dessa forma, contribuir para a construção de uma perspectiva latino-americana de progresso educativo, social e tecnocientífico.

Bibliographies de l'auteur-e

Andrei Steveen Moreno Rodríguez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutor em Engenharia de Biomassa.

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Publié-e

2019-06-30

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos