EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: PERSPECTIVAS DE ESTUDO DO PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA EM CIDADES COM CARACTERÍSTICAS AGRÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2692Abstract
O texto faz uma reflexão sobre a importância do reconhecimento das dinâmicas constitutivas dos municípios e/ou das cidades com características agrárias, que são representativas dos valores, costumes e das injunções locais que os caracterizam, como elemento central para a compreensão das especificidades da Região Amazônica. Ao discorrer sobre o desenvolvimento e constituição dos conceitos de democracia e cidadania, indica os principais enfoques teóricos que permitem entender as noções de Estado, Educação e movimentos Sociais, para em seguida adentrar na ideia do município com dinâmicas do campo como palco de publicização de projetos globais que passam a incorporar as determinações próprias de seu mundo. A intenção principal é afirmar a necessidade de uma mentalidade que compreenda as políticas educacionais e sociais amazônicas a partir de expressões políticas, culturais, econômicas e sociais que lhes são inerentes. Palavras-Chave Políticas Públicas. Amazônia. Cidade AgráriaDownloads
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2016-05-18
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Artigos