EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: PERSPECTIVAS DE ESTUDO DO PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NA AMAZÔNIA EM CIDADES COM CARACTERÍSTICAS AGRÁRIAS

Autores/as

  • Afonso Welliton de Sousa Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Edinéia Bandeira Ribeiro SEDUC

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v9i13.2692

Resumen

O texto faz uma reflexão sobre a importância do reconhecimento das dinâmicas constitutivas dos municípios e/ou das cidades com características agrárias, que são representativas dos valores, costumes e das injunções locais que os caracterizam, como elemento central para a compreensão das especificidades da Região Amazônica. Ao discorrer sobre o desenvolvimento e constituição dos conceitos de democracia e cidadania, indica os principais enfoques teóricos que permitem entender as noções de Estado, Educação e movimentos Sociais, para em seguida adentrar na ideia do município com dinâmicas do campo como palco de publicização de projetos globais que passam a incorporar as determinações próprias de seu mundo. A intenção principal é afirmar a necessidade de uma mentalidade que compreenda as políticas educacionais e sociais amazônicas a partir de expressões políticas, culturais, econômicas e sociais que lhes são inerentes. Palavras-Chave Políticas Públicas. Amazônia. Cidade Agrária

Publicado

2016-05-18