A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DE PRAXEOLOGIAS DIDÁTICAS

Authors

  • Iza Helena Silva Travassos Instituto de Ciências da Educação/Universidade Federal do Pará.
  • Renata Borges Guerra Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática/Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2748

Abstract

Este artigo trata das praxeologias dos sujeitos – professores em formaçãoe formadores – que vivenciaram o processo de formação de professores de Matemática na modalidade de ensino à distância. O aporte teórico adotado para as análises foi a Teoria Antropológica do Didático e a metodologia de investigação utilizada foi do tipo qualitativa com uma abordagem etnográfica. Os resultados obtidos apontam para uma transposição de praxeologias do ensino a distância para o ensino presencial.Palavras-chave: Formação de Professores. Educação à Distância. TeoriaAntropológica do Didático.

Published

2016-05-22

Issue

Section

Dossiê Educação Matemática