O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA/ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO BAIXO TOCANTINS E A IDENTIDADE CULTURAL DAS POPULAÇÕES DO CAMPO

Authors

  • Diselma Marinho Brito SEMEC/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2855

Abstract

O texto apresenta as discussões elucidadas na dissertação de mestrado intitulada: O Currículo do Curso de Pedagogia da UFPA/CUBT e a Identidade Cultural da População do Campo. Seu objetivo foi investigar como o currículo estabelece relações com a identidade cultural das populações do campo. Partiu da análise do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, dos planos de curso das disciplinas do Núcleo Básico do desenho curricular: História Geral da Educação, História da Educação do Brasil e da Amazônia, Teoria do Currículo e Prática Pedagógica, bem como das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. A metodologia utilizada privilegiou a pesquisa de enfoque qualitativo, com ênfase à análise documental e entrevista semi-estruturada. O curso de pedagogia do CUBT/UFPA, em seu projeto político-pedagógico silencia as especificidades das populações do campo. Necessita de um Projeto político-pedagógico voltado para a identidade desses povos, construindo espaços de valorizalção identitária, num currículo dialético, em que o processo deve ser contruído juntamente com os movimentos sociais entre o atuar e o refletir. Palavras-chave: Currículo. Identidade cultural. Populações do campo.

Published

2016-05-22

Issue

Section

Dossiê Educação do Campo