NARRATIVAS ENTRECRUZADAS DE PROFESSORAS NEGRAS EM TERRAS DE GAUDÉRIOS
DOI:
https://doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5433Abstract
Este trabalho apresenta os caminhos investigativos percorridos a partir de narrativas autobiográficas de três professoras negras no município de Rio Grande/RS. A produção dos dados foi inspirada na metodologia de ateliês biográficos de projeto e deu-se por meio de encontros coletivos e individuais na escola em que atuavam, entre os anos de 2014 e 2015. As narrativas foram problematizadas a partir de um viés interseccional interpelado pelas perspectivas teórico-políticas dos Estudos Feministas Decoloniais e Negros. As aproximações com as falas das docentes possibilitaram a compreensão dos diversos atravessamentos e imbricação entre as questões de raça/racismo, gênero/sexismo e classe/classismo de modo a percebermos estes elementos não enquanto estruturas sólidas, atômicas ou imutáveis, mas como um amálgama que é interpretado/interpelado e interpreta/interpela as docentes em seus cotidianos.Palavras-chaves: Feminismos. Docência. Narrativa autobiográfica. Decolonialidade.Downloads
Published
2018-01-25
Issue
Section
Dossiê Corpo, Gênero e Sexualidade