NARRATIVAS ENTRECRUZADAS DE PROFESSORAS NEGRAS EM TERRAS DE GAUDÉRIOS

Auteurs-es

  • Treyce Ellen Silva GOULART Universidade Federal Fluminense – UFF
  • Marcio Rodrigo Vale CAETANO Universidade Federal do Rio Grande
  • Mary RANGEL Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5433

Résumé

Este trabalho apresenta os caminhos investigativos percorridos a partir de narrativas autobiográficas de três professoras negras no município de Rio Grande/RS. A produção dos dados foi inspirada na metodologia de ateliês biográficos de projeto e deu-se por meio de encontros coletivos e individuais na escola em que atuavam, entre os anos de 2014 e 2015. As narrativas foram problematizadas a partir de um viés interseccional interpelado pelas perspectivas teórico-políticas dos Estudos Feministas Decoloniais e Negros. As aproximações com as falas das docentes possibilitaram a compreensão dos diversos atravessamentos e imbricação entre as questões de raça/racismo, gênero/sexismo e classe/classismo de modo a percebermos estes elementos não enquanto estruturas sólidas, atômicas ou imutáveis, mas como um amálgama que é interpretado/interpelado e interpreta/interpela as docentes em seus cotidianos.Palavras-chaves: Feminismos. Docência. Narrativa autobiográfica. Decolonialidade.

Bibliographies de l'auteur-e

Treyce Ellen Silva GOULART, Universidade Federal Fluminense – UFF

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande, Brasil(2016).Bolsista FAPERGS da Universidade Federal do Rio Grande , Brasil.

Marcio Rodrigo Vale CAETANO, Universidade Federal do Rio Grande

mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mary RANGEL, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(1990). Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Téléchargements

Publié-e

2018-01-25