MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO DO CMAPO E PESQUISA: UM ESTUDO SOBRE OS GRUPOS DE PESQUISA DO PARÁ NO DIRETÓRIO DO CNPQ

Autores/as

  • Salomão Mufarrej Hage Instituto de Ciências da Educação/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2801

Resumen

O artigo apresenta os resultados de um estudo que realiza o mapeamento dos grupos de pesquisa que elegeram a Educação do Campo como foco de investigação, inscritos no Diretório dos grupos do CNPq. Ele centra seu foco de investigação e reflexão sobre grupos de pesquisa existentes no Estado do Pará, onde desenvolvemos com mais efetividade os estudos e intervenções, participando da construção e afirmação do Movimento Paraense por uma Educação do Campo, desde 2002. As informações disponibilizadas no artigo oportunizam com detalhes a configuração dos grupos de pesquisa do Pará, evidenciando o número de pesquisadores e estudantes que compõe cada um dos grupos, acrescido de reflexões que abrangem: o ano de criação dos grupos, as universidades e municípios em que eles se inserem, o pertencimento às áreas de conhecimento, a formação na graduação de seus líderes e as temáticas específicas focadas em suas linhas e projetos de pesquisa, manifestadas pelos próprios grupos no Diretório do CNPq. Palavras-chave: Movimentos Sociais. Educação do campo. Pesquisa. Educação Superior. Políticas Educacionais. 

Publicado

2016-05-22

Número

Sección

Dossiê Educação do Campo