POPULAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: DESENVOLVIMENTO, CAPITAL SOCIAL E O PAPEL DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • José Bittencourt da Silva Instituto de Ciências da Educação/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2802

Resumen

Historicamente, a concepção de desenvolvimento esteve ligada às ideologias decotômicas do pós-Segunda Gerra Mundial. O presente artigo objetiva apresentar e debater outros aspectos da condição humana e social que vêm sendo colocados como imprescidíveis ao desonvolvimento como a idéia de capital social, que tem sido posta como elemento capaz de produzir na sociedade a qualidade histórica indispensável ao seu automelhoramento. Neste contexto, a Educação também é colocada como a mais importante aliada na formação de sentimentos coletivos em detrimento de condutas individualistas e antiéticas. Na Amazônia brasileira, esses novos inputs se fazem mister para quebrar o círculo nada virtuoso do individualismo, da violência, do apego ao patronato e da falta de sentimento de pertencimento com autoestima. Para tanto, buscou-se fundamentar o debate a partir de pesquisa bibliográfica, realizada em biblioteca virtual e física, assim em acervo pessoal. Palavras-chave: Desenvolvimento. Educação. Capital Social. Amazônia Brasileira. População do Campo.

Publicado

2016-05-22

Número

Sección

Dossiê Educação do Campo