POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL E A ESCOLA DO CAMPO: LIMITES E DESAFIOS

Autores/as

  • Afonso Welliton de Sousa Nascimento Campus Universitário de Abaetetuba/ Universidade Federal do Pará.
  • Edinéia Bandeira Ribeiro Secretaria Municipal de Educação/ PMB.
  • Orlando Nobre Bezerra de Souza ICED/ Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2803

Resumen

O artigo faz uma incursão nas políticas educacionais voltadas à educação do campo, destacando as ações e as concepções de ensino rural inseridas nos discursos oficiais e na legislação nacional. Embora o Brasil seja um país com uma forte tradição agrária, os moldes econômicos e sociais mantidos durante muito tempo, estiveram longe de valorizar a formação do homem do campo, dando-lhe condições de manter-se em seu lócus de vida e trabalho. Tal preocupação só passa a ser notada nas propostas de Anísio Texeira, na década de 1950, e posteriormente com a LDB nº. 9394/96, que abre a perspectiva de uma educação no campo que respeite a diversidade física e cultural da área rural. O texto aponta os desafios postos àqueles que perseguem a garantia de uma escola do campo desenvolvida sob a ótica da aliança entre produção do conhecimento, avanço tecnológico e respeito à cultura local.Palavras-chave: Política educacional. Educação do campo.

Publicado

2016-05-22

Número

Sección

Dossiê Educação do Campo