EDUCAÇÃO DO CORPO DE SUJEITOS ESCOLARES: UM ESTUDO EM PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA

Autores/as

  • Odiléia do Socorro Ribeiro Rodrigues Campus Universitário de Abaetetuba/ Universidade Federal do Pará.
  • Jadson Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2931

Resumen

O presente texto apresenta resultados preliminares de investigação. Toma como objeto de estudo a produção discursiva do corpo de sujeitos em contexto escolar e objetiva examinar dispositivos de escolarização e sua incidência sobre o corpo. O campo empírico da pesquisa constitui-se de escolas urbanas no minicípio de Abaetetuba/PA. O estudo adotou como substrato teórico-metodológico, a análise do discurso e a problematização sobre os modos de subjetivação e a constituição do sujeito sob a perspectiva foucaultiana. A partir desta perspectiva, anuncia-se que o processo de subjetivação em contexto escolar perpassa pela adoção de dispositivos discursivos de normalização, de disciplinarização, dispositivos de governo de si e dos outros. Tais dispositivos se materializam no contexto escolar por meio de Regimento, registros em Livros de Ocorrência, cartazes exortativos de práticas morais e disciplinares, entre outros. Palavras-chave: Subjetivação. sujeito escolar. educação do corpo.  

Publicado

2016-05-22

Número

Sección

Iniciação Científica