O COMPONENTE CURRICULAR ASPECTOS DA VIDA CIDADÃ (AVC) E O GOVERNAMENTO DE SUBJETIVIDADES

Auteurs-es

  • Vilma Nonato de Brício Universidade Federal do Pará
  • Josenilda Maués Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3030

Résumé

O presente texto problematiza a constituição do currículoescolar, ao analisar as condições de emergência do componentecurricular Aspectos da Vida Cidadã (AVC) criado na Escola em Regimede Convênio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavierque funciona em regime de convênio entre a Secretaria Estadual deEducação do Estado do Pará (SEDUC) e a Diocese de Abaetetuba como objetivo de governar subjetividades. Foram analisados enunciados dedocumentos da escola, os quais permitiram rastrear alguns discursossobre a invenção de AVC e as formas como se tornou um dos espaçoslegitimados na escola para produzir subjetividades governadas.Palavras-chave: Currículo. Subjetividade. Governamentalidade.

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Publié-e

2016-05-22

Numéro

Rubrique

Dossiê Currículo