EVASÃO E FRACASSO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESTUDO DE UMA ESCOLA RURAL

Autores

  • Waldir Ferreira de Abreu Campus Universitário de Abaetetuba/ Universidade Federal do Pará.
  • Damião Bezerra de Oliveira Campus Universitário de Abaetetuba/ Universidade Federal do Pará.
  • Maria Domingas M. da Silva SEMEC/Concórdia do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.18542/rmi.v5i6.2804

Resumo

A pesquisa trata da evasão escolar em uma escola da zona rural do município de Concórdia do Pará. Constatou-se que as crianças participam da produção agrícola com seus familiares e, no período de colheita, elas se ausentam das atividades escolares para a vida produtiva da comunidade. O principal objetivo da investigação foi analisar as causas da evasão na Escola Santa Maria I, na zona rural do município de Concórdia do Pará. A pesquisa usou a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturas com professores, alunos e famílias dos alunos, com a finalidade de compreender o proquê de a evasão escolar ser tão frequente na zona rural do minicípio, principalmente na escola localizada na comunidae Santa Maria I. Concluímos que o modelo educacional proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Concórdia está descontextualizado da realidade da comunidade Santa Maria, assim como o currículo escolar não atende às necessidades da zona rural de Concórdia do Pará.Palavras-chave: Evasão Escolar. Educação do Campo. Comunidade. Escola Rural.  

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Publicado

2016-05-22

Edição

Seção

Dossiê Educação do Campo