FATORES QUE INFLUENCIAM A COMPRA DE PEIXES POR CLASSE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18542/ragros.v9i1.4773

Résumé

RESUMO: O peixe é uma importante fonte proteica na Amazônia e tem consumo influenciado por fatores culturais, sociais e econômicos. O estudo apresenta os fatores que influenciam a compra de peixes em três mercados da cidade de Santarém-PA, realizado de novembro de 2013 a outubro de 2014, mediante o emprego de entrevistas junto aos consumidores. Os dados coletados foram divididos por Classes Sociais e analisados com ferramentas da estatística descritiva. Foram realizadas 923 entrevistas, permitindo estimar que 92,4% da população local e 90,2% dos consumidores se enquadram nas Classes Sociais “D” e “E” e 89,6% reside na Zona Urbana. Ocorre uma escolha pelo local de compra de acordo com a Classe Social e origem do consumidor. Os principais fatores motivadores da compra foram: espécie, oportunidade, preço e saúde e entre os fatores avaliados na compra: espécie, higiene, preço, qualidade e tamanho. A importância dos fatores é diferenciada entre classes sociais. O preço aparece na terceira posição e foi o único fator que ganhou importância na direção das Classes Sociais de menor poder aquisitivo. Os resultados alertam para a necessidade de garantir o abastecimento de peixes de baixo valor comercial e de políticas públicas voltadas ao uso sustentável dos recursos pesqueiros.PALAVRAS-CHAVE: Classe social, Consumo, Motivador, Peixe.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Cely de Sousa Coelho, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestra em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos - Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2015). Especialista em Psicologia Educacional - Universidade do Estado do Pará - UEPA (2013). Graduada em Ciências Biológicas (Biologia) - Universidade Federal do Pará - UFPA (2009). Docente na Universidade do Estado do Pará - UEPA/Campus XII no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena pelo Plano de Formação de Professores - PARFOR/UEPA.

Charles Hanry Faria Junior, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Amazonas (1998), Mestre em Ciências Biológicas, Curso de Biologia de Água Doce e Pesca Interior - BADIPI/INPA (2002) e Doutor em Ciências Pesqueiras nos Trópicos/UFAM (2013). Com experiência docente na área de Recursos Pesqueiro e Engenharia de Pesca no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas - ICTA/UFOPA.

Keid Nolan Silva Sousa, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores, com ênfase em geoprocessamento, análise da pesca e suas relações com processos na escala das paisagens aquáticas amazônicas. Atualmente dedicando-se á investigação de Modelos de suporte á decisão geográfica aplicados ao manejo e conservação de recursos ícticos na Amazônia.

Téléchargements

Publié-e

2017-10-12

Numéro

Rubrique

Artigos Científicos